quarta-feira, maio 11, 2005

Raciocínio vs bom senso

Ou: Intelligence x Wisdom.
Esse post, excepcionalmente, foi criado com base em regras de RPG, e a solução que quero chegar nele é para auxiliar na mesa de RPG.
Não espero fazer vocês pensarem na vida real. Apenas em regras. A menos que vocês não conheçam as regras...
Mas, para exemplificar, considerem a Inteligencia e Sabedoria média de um humano como 10. 08 é abaixo da média, 14 é consideravelmente acima.

- Inteligência: Atributo que define raciocínio, capacidade lógica e memória de um personagem. Ou seja, conhecimento adquirido com estudo.
- Sabedoria: Define o bom senso, auto-controle e carga cultural proveniente da vivência do char. Ou seja, conhecimento adquirido por vivência, experiência.

Um char com Int e Wis alta poderia ser totalmente "metagameado" sem que o mestre tivesse muitas razões para intervir. O cara é o cara (e provavelmente bate pouco =p). Um char de Wis OU Int alta...

Vejamos; eu prender o braço de um gigante numa janela e ficar atacando o dedo dele (ok, isso é metagaming) até ele morrer... o char (ou player...) pode ter essa idéia tanto pelo fato óbvio de que o braço do gigante provavelmente ficaria preso na janela (mesmo com chance de falha), tanto por um mero cálculo de que, se o gigante passase seu braço de, digamos, 1,5 de diâmetro por uma janela de 1,3m de largura e altura, ele poderia ficar com o braço preso (ainda com a chance de erro). Neste exemplo, tanto Wis quanto Int poderiam levar à solução esperada.

Derrubar o apoio do telhado de uma casa para surpreender aqueles em seu interior... mesma coisa. Bom senso. Lógica.

Agora, um char com Int 08 e Wis 14, num campo de batalha, teria condições de conduzir um exército contra um oponente cuja disposição deixasse clara os seus pontos fracos? Numa luta 1x1, o mesmo char poderia fazer algo "inteligente" com a wisdom alta por se meter em brigas regularmente e jah saber a manha do negócio? (lembrando: um profession (fight) seria baseado em wisdom...)

Terminando: Existe alguma situação NÃO interpretativa em que um char de Int alta poderia fazer algo que um char de Wis alta simplesmente NÃO poderia (nem ao menos imitar o feito)? E vice-versa?

Ponto.
Meu próximo texto vai voltar aos temas mais... bom, menos RPGÍsticos.
Good gaming.

Nenhum comentário: